Veja Como Foi Criado o Primeiro Computador

Você conhece a história da criação do primeiro computador? Se não, venha com a gente conhecer um pouco mais dessa criação que foi o início de uma revolução em todo mundo!

A apresentação do primeiro computador

O nome do nosso ancião de 75 anos é Electronic Numerical Integrator And Computer, ou como ficou popularmente conhecido: ENIAC, que veio a ser apresentado ao mundo em 1946, por seus criadores, os pesquisadores John Eckert e John Mauchly, trabalhavam na Electronic Control Company.

O ENIAC, era um computador eletrônico de larga escala, foi um projeto feito a pedido do exército americano que pesava trinta toneladas e ocupando uma área de cento e oitenta metros quadrados, dá para acreditar nisso?! Mais parecia um monstro eletrônico que se alimentava de cerca de 200 watts de energia.

O sistema operacional do ENIAC era gerenciado por uma equipe de funcionárias do exército americano, entre elas Ester Gerston e Gloria Gordon, que eram as programadoras do ENIAC, e funcionava com cartões que eram compostos por perfurações.

A construção do sistema operacional do ENIAC, sendo o primeiro computador, iniciou-se quando ainda estava tendo a segunda guerra mundial em 1943, sendo desenvolvido na Universidade da Pensilvânia, mas a primeira vez que foi ligado demorou mais de um ano depois, em 1947.

ENIAC – o primeiro computador a ser criado

A capacidade do ENIAC era inferior a de uma calculadora de mão das que conhecemos atualmente e ficou operando por dez anos. Nestes dez anos de operação, o ENIAC fez mais cálculos do que todos os humanos juntos durante seu período histórico. Seus cálculos eram decimais e não binários.

Mas afinal, que cálculos eram esses? Quando o exército americano fez a solicitação dessa máquina, o objetivo era fazer o cálculo do trajeto das balas que eram lançadas dos mísseis, para facilitar, visto que o cálculo feito a mão era dificílimo, mesmo tendo uma tabela de tiros disponível desde a 1ª Guerra Mundial.

O ENIAC era grande em tamanho, mas com seu poder de operação muito pequeno e facilmente seus sucessores o ultrapassaram, como foi o caso do UNIVAC I, criado em 1951, pelos mesmos pesquisadores que criaram o ENIAC, porém menor, menos consumista e mais poderoso em seus processos.

Apesar disso, não há como negar a importância do ENIAC para os objetivos pelo qual fora criado, onde seus cálculos foram necessários inclusive na criação da 1ª bomba de hidrogênio feita na história.

Após o ENIAC, outros computadores foram criados, como o caso do EDVAC, que usava cálculos binários, e foi criado para o mesmo objetivo de seu antecessor, entre outros que vieram depois, sempre em evolução, mas dentro dos mesmos objetivos: ACE e o Colossus, sendo esse o primeiro computador tecnológico que era programável.

Ao ser desmontado o ENIAC teve suas peças distribuídas pelo mundo para exposição, porém o primeiro computador, ainda ficou em poder das empresas e dos órgãos governamentais até 1970 mais ou menos, mas seu funcionamento durou até 1955, como já falado anteriormente.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.