Receita: De um bacalhau ao forno do (Joaquim Lopes)

(Esse é o bacalhau ao forno) – (Foto: Gabriel Nascimento/Receitas)

Bacalhau ao forno com batata, ovos, tomate e azeitonas!

Ingredientes:

  • (Suco de meio limão)
  • (1) Maço de salsinha
  • (O azeite a gosto)
  • (Sal a gosto)
  • (6) Ovos [cozidos/cortados em rodelas]
  • (1) Vidro de azeitonas [pretas] portuguesas com o [caroço]
  • (5) Tomates [Débora] cortados em rodelas
  • (1) Pimentão do amarelo [cortado em rodelas]
  • (1) Pimentão verde [cortado em rodelas]
  • (Um) Pimentão vermelho [cortados em rodelas]
  • (3) Cebolas da grande/cortadas em rodelas]
  • (5) Batatas [Asterix] e semi cozidas, [cortadas em rodelas]
  • (7) Dentes [alho – cortados em lâminas]
  • (1) Fio de azeite
  • (500g) De bacalhau fresco
  • (500g) De bacalhau [salgado] seco e cozido no [leite]

Tempo do preparo:

É de: 1 hora

Valor das Calorias:

São de: 122 calorias

Rendimento:

Rende: Para 6 pessoas

Modo de preparar:

  1. Bom você poderá usar o bacalhau [fresco com] ou [sem pele].
  • Então para que você consiga retirar, é só você colocar (1) fio de azeite numa frigideira, e assim deixe que esquente até que dê fumaça, aí depois você coloca o bacalhau com a sua pele [para baixo].
  • Aí você deixe que o bacalhau doure, aí você o retira da frigideira, e com uma ajuda de (2) colheres, você irá retirar a pele.
  • Nesse sentido, depois você pega uma faca e assim filete o bacalhau.
  • Logo em seguida, você corta (7) dentes de alho em [lâminas].
  • Contudo você coloca o azeite numa travessa para iniciar a montagem. Aí depois você tem de cobrir o fundo dessa [travessa] com o bacalhau [salgado] seco e [cozido] com o leite.
  • Pouco depois você distribua [lâminas de alho] bem por cima do bacalhau [seco].
  • Aí você faz (1) camada com as [rodelas de cebola], e assim depois você adiciona as rodelas do pimentão verde, vermelho e o amarelo.
  • Quando você for colocar a outra camada, será as [rodelas de batatas semi cozidas] e os tomates com [sementes]. E bem depois você coloca as azeitonas [pretas a gosto].

Segunda Parte

  1. Sobretudo você corta o bacalhau [fresco] em lascas e depois você coloca numa travessa. E também você acrescenta, a mais lâminas de alho, tomates, batatas, e as cebolas e os pimentões.
  1. Então Nesse meio tempo você coloca os ovos [cozidos] e cortados em [rodelas] e também as azeitonas (pretas).
  1. E assim para que você finalize a montagem, você coloca o sal, o azeite, o (1) maço de salsinha e o [suco de meio limão]. E assim só cubra a travessa com um papel alumínio.
  1. Depois de tudo isso você o leva para um forno a uns 180 graus, durante uns 30 minutos.
  1. Logo após esses 30 minutos, você então retira o papel alumínio e assim o deixe por mais uns 10 minutinhos no forno, é para que [doure].
  1. Enfim, você o retira do forno se você quiser você pode colocar por mais uns 5 minutos, lá na resistência, para que dê umas [tostadas nos ovos e nas batatas].
  1. Por último, é só servir.
  1. Então Tenham um bom apetite!

Aproveite e veja nossas outras receitas

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *