Curiosidades

Saiba Quando foi Criada a Primeira Câmera Fotográfica do Mundo

Tirar fotografia nos dias atuais é algo tão corriqueiro que nunca paramos para pensar em como surgiu a primeira câmera fotográfica do mundo e evoluiu para essa facilidade tecnológica tão acessível que encontramos nos dias de hoje.

Esse foi um longo processo que começou com alquimistas na antiguidade, bem como filósofos, matemáticos e físicos ao longo dos séculos, que foram observando como a projeção da luz em um ambiente escuro, por exemplo, refletia uma sombra no lado oposto a ela, até as invenções mais inovadoras atuais.

Vamos agora neste artigo, descobrir um pouco mais sobre sobre quando e por quem foi criada a primeira câmera usada para fotografar e a sua evolução.

As primeiras técnicas fotográficas

De acordo com a história da fotografia, as primeiras impressões fotográficas do mundo não eram permanentes e foi uma técnica utilizada por um professor alemão Johann Heinrich por volta de 1727.

Somente em 1826, depois de muitas experiências, foi possível obter uma imagem permanente conhecida como fotografia, criada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, um inventor da época.

No entanto, esse processo, conhecido como heliografia, era demorado, levando cerca de oito horas para que uma única fotografia ficasse pronta, sendo feita com uma placa de prata coberta por Betume da Judeia.

O surgimento da primeira câmera fotográfica do mundo

Até que em 1837, pensando em uma técnica mais evolutiva que alcançasse mais pessoas e produzisse mais fotos, foi feita a apresentação da primeira câmera fotográfica do mundo, pelo então também francês Louis Jacques Mandé Daguerre em que sua invenção foi intitulada “daguerreótipo”.

Com a técnica usada por Louis Daguerre, as fotos saíam bem mais rápido, do que a técnica utilizada anteriormente por Joseph Nicéphore Niépce, mas ainda demorava alguns minutos, porém eram fotografias que apresentavam bastante detalhes e eram impressas em folhas de cobre com revestimento em prata.

É somente em 1839 que a invenção foi de fato apresentada ao mundo na Academia Francesa da Ciência quando tornou-se possível ter uma fotografias em segundos.

Por ter sido considerada uma invenção inovadora e revolucionária na época, o governo francês a colocou como um produto de domínio público, mas que somente os grupos mais privilegiados tiveram acesso de fato.

A evolução tornou a fotografia acessível ao mundo

Apesar de ser uma técnica inovadora para época, o processo do daguerreótipo ainda era considerado lento, apesar de toda melhoria alcançada a ponto de uma fotografia sair em segundos e com isso surge o interesse de tornar tal processo mais simples e acessível.

E George Eastman em 1888, teve a ideia de criar um rolo longo feito de uma camada de nitrato de celulose, em uma caixa portátil, com a possibilidade de fazer 100 poses, sem que fosse preciso um fotógrafo profissional.

Essa ideia revolucionou a história da fotografia e foi de onde surgiu a famosa empresa, e até hoje conhecida, Kodak que tornou esse processo fotográfico acessível a todos, fácil de usar e levar e qualquer pessoa poderia manusear.

E foi assim que da primeira câmera fotográfica do mundo, a tecnologia foi avançando e hoje temos as nossas câmeras poderosíssimas e tão reduzidas em tamanhos que facilitam a vida de qualquer um que queira eternizar seus lindos momentos, até mesmo usando um simples celular.

This post was last modified on 01/10/2021 11:54

Admin

Este site usa cookies.

Saiba Mais