Curiosidades

A Impressionante História do Cristo Redentor do Rio de Janeiro

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é o ponto turístico mais famoso da cidade, que fica no alto do Morro do Corcovado. Esse é o monumento do Brasil que mais ficou conhecido no mundo todo e eleito uma das sete maravilhas do mundo.

E que tal hoje, através deste artigo, a gente conhecer um pouco sobre a impressionante história do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

O Cristo Redentor e sua história

O monumento do Cristo Redentor está situado no Rio de Janeiro e fica no Parque Nacional da Tijuca. Com uma altura de 710 metros acima do nível do mar, é preciso subir cerca de duzentos e vinte degraus para chegar na base da estátua e poder se deliciar com sua impressionante vista.
A história em si começa em 1859 quando o Padre francês, da Igreja do Colégio Imaculada Conceição, de nome Pierre-Marie Boss, pensou na construção de um monumento que fosse religioso no alto do Morro do Corcovado

No entanto, só em 1921 foi aberto um concurso para decidir qual projeto vencedor seria o melhor para tal monumento religioso, mas só no ano seguinte o projeto teve início, quando se comemorava o centenário da Independência brasileira.

Os recursos para uma obra tão grandiosa veio de uma campanha feita pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que arrecadou R$ 2.500,00 contos de réis, moeda da época, em fundos doados pelos próprios brasileiros.

Os participantes do projeto que dá início a história do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, do qual o vencedor foi o Sr. Heitor da Silva Costa, foram o pintor Carlos Oswald e o escultor Maximilian Paul Landowski, que inclusive foi quem se responsabilizou por esculpir a cabeça e as mãos do Cristo Redentor.

A inauguração onde se dá início a essa impressionante história do Cristo Redentor ocorreu no dia 12/10/1931, onde milhares de peregrinos estiveram presentes e que até hoje encanta turistas do mundo todo.

A estátua do Cristo Redentor foi feita com os braços abertos como que formando uma cruz, símbolo de seu amor redentor, medindo trinta e oito metros de altura, onde 30 metros é da própria estátua e 8 metros do pedestal em que foi construído.

Seus braços medem 88 metros e seus pés 1,35, com a cabeça pesando 30 toneladas. Porém a cabeça e as mãos foram modeladas em Paris, na França, mas a maior parte foi feita aqui no Brasil mesmo, onde utilizaram a pedra sabão, com cortes triangulares para o corpo do monumento.

Curiosidades sobre o Cristo Redentor

Nesta história toda existem algumas curiosidades que são bem legais de se conhecer a respeito desse lindo e famoso monumento, por exemplo:

⦁ O Cristo redentor tem um coração em seu interior que mede 1,30 metros;
⦁ Ele resiste a ventos de até 250 quilômetros por hora;
⦁ Ele teve sua iluminação e revitalização renovadas no ano de 2000;
⦁ Em 2002 foram inauguradas as escadas rolantes e elevadores panorâmicos na estátua.

Nossa equipe espera que você tenha gostado desta impressionante história do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, um lugar que atrai milhares de turistas, pela sua história, beleza e vista deslumbrante,

This post was last modified on 01/10/2021 11:46

Admin

Este site usa cookies.

Saiba Mais