Marketing Digital

Como Surgiu a Internet no Mundo

Você consegue se imaginar sem a internet facilitando sua vida? Praticamente impossível pensar nisso nos dias de hoje, afinal todas as informações necessárias estão a distância de um toque.

Praticamente tudo atualmente gira em torno da internet: estudos, trabalhos e até atendimentos médicos são possíveis online graças a essa invenção extraordinária, mas você sabe como surgiu a internet no mundo?

Venha com a gente descobrir tudo a respeito desse fato histórico que mudou a vida de todo planeta.

O início da internet no mundo

Parece que a internet teve seu início no ano de 1990, mas na verdade a sua história começa alguns anos antes, claro que não era a internet que conhecemos, mas foi a origem daquilo que hoje temos acesso.

Em 1969 a base da internet nasceu, e ao contrário do que talvez muita gente possa imaginar, não foi por questões de divertimento ou para fazer grandes negócios ou mesmo aproximar as pessoas e ter acesso mais rápido a informações por todos os cidadãos mundiais.

O objetivo inicial da criação da internet era a de proteger os EUA de guerras, isto é, foi uma criação com intuito de proteção militar do país americano.

Sendo criado então, um sistema em que possíveis ataques no Pentágono, tornando impossível a perda de forma irreparável de documentos governamentais importantes, contra uma possibilidade de ataque soviético.

O surgimento da internet como uma rede

As décadas de 70 e 80 marcaram as mudanças padronizadas de conexões que fizeram com que a internet se tornasse uma realidade mundial, possibilitando o surgimento da internet no mundo.

Desde então foram necessárias várias mudanças protocolares e novas tecnologias criadas para que pudessem dar suporte às redes acontecessem com qualidade e então crescessem rumo ao futuro.

Entre os anos de 1983 e 1985 torna-se possível, através do Protocolo de Internet, a transição dos dados entre redes, através de uma junção de redes universitárias que se conectavam entre si.

Então, qualquer pessoa que tivesse um endereço de IP e um computador, poderiam navegar pelos arquivos e trocar informações.

No entanto, foi em 1988 que, com os interesses comerciais surgindo na abertura dessas redes, que elas se tornaram populares, surgindo alguns serviços que possibilitavam as transações comerciais, como os correios eletrônicos, utilizando o antigo método de acesso à internet por discagem.

Já na década de 1990, especificamente em 1992, Tim Berners-Lee criou a World Wide Web, ou como é comumente conhecido, o www que colocamos no endereço eletrônico.

E foi assim que houve o início do processo de conexão à internet que conhecemos atualmente, através da Organização Europeia para a Investigação Nuclear.

E a partir de então, a Netscape, criou um protocolo de envio de dados criptografados através da internet, que nos trouxe a internet atual, nascendo empresas virtuais como as que temos acesso hoje.

Após esse processo de abertura para a população mundial, era necessário fortalecer essa interligação entre as pessoas, o que tornou mais acessível, no ano 2000, com a evolução tecnológica que popularizou o uso de computadores acessíveis a maioria, bem como celulares com redes em 2 e 3G.

E a tecnologia continuou em seu avanço tornando possível a mudança da internet discada pela banda larga, facilitando o uso da internet no mundo todo, diminuindo as distâncias e aumentando o mercado financeiro, criando milhares de possibilidades.

This post was last modified on 01/10/2021 11:51

Admin

Este site usa cookies.

Saiba Mais